DICAS
ESCADA DE MADEIRA

A madeira é isolante elétrico e térmico. Devido à sua grande variedade é necessário muito critério na sua aplicação. Ciente disto, a Forplas só emprega profissionais treinados, ferragens galvanizadas e colagem de alta resistência que atende às normas internacionais. Montagem de precisão e tratamentos como óleo de linhaça e verniz poliuretano, tornam a escada Forplas muito mais confiável.

ESCADA DE ALUMÍNIO

Material que conduz eletricidade e não deve ser usado em serviços elétricos. É condutor térmico, leve, reciclável e de grande durabilidade. Não absorve umidade, não aumentando de peso quando úmido.

ESCADA DE FIBRA DE VIDRO

Os montantes de fibra de vidro são isolantes térmicos e elétricos, sendo que os degraus e as partes metálicas conduzem eletricidade. A escada é segura para serviços em eletricidade. Não absorve umidade, é leve e durável.

ESCADA DE CORDA

Os montantes são fabricados em corda de polipropileno e os degraus de madeira, alumínio ou madeira plástica, travados a cada 30 cm, fornecendo grande resistência e flexibilidade ao conjunto.

ESCADA DE AÇO

Material que conduz eletricidade, não devendo ser usado em serviços de eletricidade. Durável, não absorve umidade e recebe tratamento de galvanização e/ou pintura.

Para usufruir o máximo da sua escada FORPLAS, dentro das condições de segurança, observe as seguintes orientações:

Inspeção: verifique sempre a escada antes do uso, quanto ao aspecto geral, estabilidade, ferragens e eventuais trincas, amassados e oxidação que possam aparecer com o uso e em acidentes. Partes gastas, trincadas ou danificadas devem ser substituídas ou consertadas sem improviso. Para sua comodidade e segurança, dispomos de serviço de assistência técnica especializada.

Posição de trabalho: escadas com até 6 m de comprimento total, devem ter o pé afastado da parede no máximo 1/4. Ex.: 4m ÷ 4 = afastamento até 1m.
Para comprimento total até 10m: afastamento máximo de 1/5. Acima de 10m: afastamento da parede de até 1/6.

Armazenamento: a escada deve ser armazenada na horizontal, sobre 3 apoios nivelados e distribuídos simetricamente, abrigada em local seco e ventilado. Ocasionalmente pode ser guardada na vertical ou com uma leve inclinação.

Preservação: depende basicamente da frequência e do uso correto. Mantenha a escada limpa, livre de graxas, óleos ou produtos químicos corrosivos.
Para escadas de madeira de uso profissional contínuo, pintadas com óleo de linhaça ou envernizadas, recomenda-se pintar a cada 6 meses. A escada deve estar totalmente seca antes da pintura. Não se recomenda pintar com tintas que cubram as fibras da madeira, para facilitar a inspeção. Escadas de fibra podem ser enceradas com cera automotiva, somente sobre a fibra de vidro.

Itens de segurança: Use sempre a escada com sapatas de borracha, para evitar o seu escorregamento em uso. Faixas de advertência pintadas nas laterais da escada, bandeirola e cones de sinalização, facilitam a visualização da escada, aumentando sua segurança.

Escada em uso: Sempre fixar a escada, amarrando-a, sem deixar excesso de corda solta.
A escada deve ser apoiada diretamente sobre piso firme, nunca sobre mesas, tijolos ou improvisos.
A resistência da escada é projetada para o seu comprimento, não anexe outra escada a fim de prolongar sua altura. Respeite o limite de extensão para o qual a escada foi projetada.
A capacidade da escada é limitada a uma pessoa com equipamentos, totalizando o máximo de 110kgf na posição de trabalho. Valores de capacidades diferentes são registrados na própria escada.
Utilize cones de advertência, sapatas de borracha, cinto de segurança, capacete e calçado com salto até 2cm.
Não suba em escadas de qualquer dimensão, sob efeito de bebida alcoólica, remédios controlados, nem quando ocorrerem ventos fortes ou tempestade.
As escadas articuladas de aço devem ter a engrenagem voltada para a parede e o seu parafuso bem apertado.
Nas escadas extensíveis, o lance móvel (estreito) deve deslizar sobre o lance fixo (largo) até o limite previsto de extensão constante na etiqueta. A exceção é para escadas extensíveis de alumínio com corda, cujo lance móvel pode deslizar por baixo do lance fixo. Verificar o perfeito engate das catracas nos degraus antes de subir na escada.

Transporte das escadas: Deve ser feito com a escada amarrada firmemente ao rack (emborrachado) do veículo, evitando acidentes ou seu desgaste prematuro.
Utilize sempre a bandeirola de sinalização Forplas que pode ser solicitada gratuitamente.
Quando o transporte é feito por apenas uma pessoa, cuide sempre das extremidades da escada. Escadas acima de 4m são transportadas com mais segurança por duas pessoas.

Cnpj 76.499.938/0001-60 - Loja da Fábrica - Av. Governador Ney Braga, 13.379 (Pista lateral da Linha Verde sentido Atuba, antiga BR, 116) - Bairro Fanny
CEP: 81690-200 - Curitiba/PR - 41 3024-6622 | 41 991-642-754 - vendas@forplas.com
Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados
Site melhor visualizado em 1024x768